A pergunta que movimenta o debate

A indagação é direta e provocadora: o processo judicial teria se transformado em mercadoria? Por trás dela existe um princípio que se busca preservar — o acesso à Justiça é uma garantia daquele que litiga, e não do investidor que apostou no desfecho da causa. A distinção, à primeira vista sutil, atinge o núcleo da função exercida pelo Poder Judiciário.

Litigar e investir: papéis distintos

Quem litiga procura o Judiciário para resolver um conflito concreto. Quem investe no resultado do litígio, por sua vez, enxerga na demanda uma oportunidade de ganho: aporta recursos na expectativa de participar do eventual desfecho. São lógicas fundamentalmente distintas — na primeira, o processo é instrumento de pacificação e de concretização de direitos; na segunda, ele se aproxima de um ativo financeiro, do qual se espera retorno.

Quando a segunda lógica se sobressai, o risco apontado é o de que a finalidade do processo se desloque. A demanda deixa de ser vista, essencialmente, como meio de solução de controvérsias e passa a ser tratada como produto — algo que se compra, se negocia e promete rendimento a quem apostou no seu desfecho.

A quem pertence a garantia

É nesse ponto que a tese em discussão se torna categórica: a garantia do acesso à justiça pertence a quem litiga. O direito de recorrer ao Judiciário existe para proteger a parte que tem uma pretensão a defender ou um direito a resguardar — não para servir, na mesma medida, a quem apenas financiou ou apostou no resultado da ação.

O argumento não nega a existência de investidores no ambiente dos litígios; reconhece, contudo, que a posição deles é outra. O interesse do investidor está no retorno, e não na controvérsia em si. Por isso, segundo a tese, ele não pode ser confundido com o titular da garantia de acesso à Justiça.

O que está em jogo

O temor, nesse cenário, é que a dimensão econômica do litígio passe a orientar percepções antes restritas à esfera jurídica: que se avalie mais o potencial de ganho de uma causa do que o mérito da pretensão nela discutida. O processo, nessa leitura, deixaria de ser palco de debate de direitos para virar peça de negociação.

Tratar o processo como mercadoria sugere a importação de uma lógica de mercado para um espaço que, em princípio, deve ser regido pela busca de solução de conflitos e pela concretização de direitos. Se a função social do processo se perder de vista, a própria noção de acesso à Justiça pode se esvaziar.

A discussão segue aberta, e a pergunta do título permanece sem resposta definitiva. O que o argumento central deixa claro é o limite proposto: o direito de ir a juízo pertence a quem tem uma causa a discutir, não a quem espera lucrar com o seu desfecho.