“Me gustan los estudiantes que rugen como los vientos”. O verso do cantor cubano Silvio Rodríguez resume, em poucas palavras, uma ideia que atravessa a história do pensamento jurídico: o Direito não nasce isolado nos livros, mas nas ruas, nos conflitos e nas demandas concretas da sociedade.
A canção, que segue saudando os “pajarillos libertarios” — os passarinhos libertários —, transformou-se em um hino associado às mobilizações estudantis na América Latina. Ao evocar estudantes que “rugem como os ventos” e que se incomodam quando recebem nos ouvidos “sotanas e regimentos”, a letra dialoga com períodos históricos marcados por tensões entre jovens movimentos de renovação e estruturas conservadoras, representadas pela Igreja e pelos militares.
O Direito como produto da luta social
A frase que dá contexto à música — “pois o Direito nasce na rua” — remete a uma compreensão clássica da sociologia jurídica: as normas não surgem no vazio. Elas são respostas a embates sociais, pressões populares e transformações políticas. Grandes conquistas reconhecidas hoje pelo ordenamento jurídico, como direitos trabalhistas, direito ao voto amplo e garantias fundamentais, resultaram de processos de luta coletiva ao longo da história.
Nessa perspectiva, os estudantes aparecem como protagonistas recorrentes. De movimentos por reformas universitárias a campanhas por democracia e liberdade de expressão, as gerações jovens têm papel histórico na cobrança de mudanças que, mais tarde, se convertem em leis e políticas públicas.
Uma canção que atravessa gerações
Composta por Silvio Rodríguez, um dos principais nomes da chamada Nueva Trova cubana, a música mantém atualidade sempre que estudantes tomam as ruas em diferentes países. O trecho reproduzido — “Caramba y zamba la cosa, ¡qué vivan lo’…” — interrompe-se justamente no convite à celebração, como se a continuação coubesse a cada nova geração que decide se mobilizar.
A lição que permanece é simples e provocadora: o Direito que se ensina nas faculdades tem, em sua origem, a energia das ruas. E enquanto houver estudantes dispostos a “rugir como os ventos”, essa origem popular do Direito tende a ser relembrada — e reivindicada — a cada novo ciclo de mobilização.
